“São vocês que escutam e orientam as famílias”, diz deputado Cairo Salim em homenagem a agentes comunitários de saúde

Propositor da sessão especial em homenagem aos agentes comunitários de saúde, realizada na noite desta terça-feira, 19, o deputado Cairo Salim (Pros) enalteceu o trabalho desses profissionais destacando a importância da atuação deles, bem como seus desafios. “Sabemos que não é fácil sair de casa todos os dias para enfrentar o sol e a chuva com a nobre missão de ajudar ao próximo, principalmente quando ele mais precisa: quando falta a saúde”, destacou Salim.

“Todos sabemos que os serviços de saúde ainda estão longe da excelência, mas o cuidado e a dedicação dos profissionais são fundamentais para superar as dificuldades. São vocês que escutam e orientam as famílias. São vocês que fazem esse brilhante trabalho e merecem nosso reconhecimento. Vocês fazem isso com maestria, com qualidade e com respeito ao ser humano”, reverenciou o parlamentar.

Cairo também apresentou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo a qual, a atenção primária no campo da saúde, além de promover redução de custos, é um vínculo efetivo para o alcance de melhores condições para a população, em função da ênfase à prevenção por meio da ação educativa e do diagnóstico precoce.

“Atualmente existem cerca de 43 mil equipes de saúde da família no País, responsáveis pelo atendimento de 63% da população. A meta é alcançar 50 mil equipes de saúde da família em funcionamento, cobrindo 70% da população até o próximo ano”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Estado de Goiás, Paulo Gomes de Brito, também proferiu discurso na sessão especial em comemoração ao Dia do Agente Comunitário. Ao falar em nome dos homenageados, destacou sua gratidão ao deputado Cairo Salim (Pros) pela propositura da homenagem e contou mais sobre a crianças, idosos e adultos, lembrando que quem cuida de todos eles são os agentes de saúde.

Ele lembrou que, em 2008, a categoria recebeu em Goiânia um prêmio de excelência da Unicef, pelo trabalho realizado na área de saúde. “Quero parabenizar novamente o deputado Cairo Salim pela homenagem aos meus colegas de trabalho. Muito obrigado e boa noite”, finalizou.

Participaram da mesa diretiva, além do deputado que presidiu a sessão: o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, representando o governador Ronaldo Caiado (DEM); o vereador Dr. Gian, representando a Câmara Municipal de Goiânia; o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias do Estado de Goiás, Paulo Gomes de Brito; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes de Jesus. E ainda, a primeira secretária do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia, Nara Costa e o vice-prefeito de Hidrolândia, Cassimiro Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.